De olho nas falhas mecânicas
Falta de manutenções periódicas e preventivas pode causar graves acidentes
Se fosse capaz de impedir um acidente de carro você o faria, certo? Por mais inegável que pareça, a hipótese não corresponde totalmente à realidade, já que falha mecânica ocupa a quarta posição das principais causas de acidentes declaradas por motoristas no país.
Por oferecerem riscos aos condutores, passageiros e pedestres, veículos sem manutenção são sinônimos de perigo constante. Para o engenheiro mecânico e consultor automotivo, Marcus Romaro, a negligência pode ser um dos reflexos da cultura brasileira que ainda prioriza equipar o veículo com dispositivos de som ou que modificam sua altura, por exemplo, ao invés de investir nas revisões periódicas ou em automóveis com equipamentos de segurança. “Atitudes como essas se devem à falta de consciência de risco, haja vista as várias práticas inseguras da nossa população em todos os âmbitos da sociedade”, pondera.
Infelizmente, a gama de acidentes decorrentes desta conduta é vasta, assim como a gravidade de cada um deles. Conforme o engenheiro, eles podem envolver desde uma parada súbita na pista devido a problemas elétricos até colisões e atropelamentos pela falta de controle de freios, direção ou suspensão. “Em qualquer um dos casos a falha é sempre humana, já que o veículo só responde aos comandos do condutor”, ressalta.
Ele lembra ainda que, por mais resistentes que sejam, os itens de segurança veicular devem passar por todas as revisões recomendadas pelo manual do fabricante, sendo os dispositivos ativos os principais focos desse processo. “Eles permitem que o motorista dirija e evite colisões e abrangem rodas, faróis, freios, direção, suspensão, limpador de para-brisa, entre outros”, elenca. Fonte: Perkons